sábado, 9 de junho de 2012

Compulsão

Oi gatinhas!
Então...hoje pude tirar muitas conclusões sobre mim, sobre como estou frente a todo esse processo de mudanças de hábitos. E concluo que ainda não estou pronta. Nada de surpresa, nenhuma reeducação se dá da noite para o dia, e faz pouquíssimo tempo que escolhi mudar. Numa reeducação não deve haver privações, certo? Apenas escolhas melhores e principalmente quantidades normais e não colossais. Hoje me permiti certas  coisas (maldita influência da TPM, embora eu saiba que a responsabilidade é minha e não dela) e o que eu vi foi o mesmo de sempre, eu não sei parar! Eu AINDA não sei parar, sim eu como compulsivamente. E com isso percebo que AINDA preciso ser mais rígida comigo, não posso me dar ao luxo de ter excessões porque ainda não sei qual é o limite.
Aliás, vamos falar um pouquinho de compulsão?
Sabe quando uma pessoa come um bombom e sente-se saciado com seu sabor delicioso? Ou então come um prato de que gosta com uma quantidade adequada e sente-se satisfeito? Ou ainda come um lanche durante a tarde e segura firme até a próxima refeição? Bem, eu não sei. Não sei porque pessoas compulsivas perdem a capacidade de sentir saciedade. Isso quer dizer que eu não vou comer um bombom e matar a vontade, eu vou comer a caixa toda e só parar porque não vai caber mais! Eu vou comer o lanche da tarde e seguir comendo até o horário que seria a janta! Uma pessoa compulsiva  não sente que é a hora de parar, e a parte mais triste é que isso tira todo o prazer de comer algo, porque quando você para vem a culpa porque sabe que comeu demais. Como mudar? Não é fácil, não é mágico, e deve-se cuidar por toda a vida! Um bom começo é definir as quantidades, assim quando eu termino um almoço, por exemplo, eu não estou satisfeita mas sei racionalmente que é hora de parar, para coisas mais delicadas de controlar como o bombom, o mais seguro é não ter a caixa por perto. E é por isso queridas, que eu preciso me privar de algumas coisas, porque se eu estiver frente a frente com o "resto" da coisa eu não vou parar, POR ENQUANTO, é assim que as coisas são. Foi isso o que aconteceu hoje, exagerei, me permiti uma coisinha e comi muito mais do que eu comeria em uns três dias. E com isso volto a dizer, ainda não estou pronta, vai levar tempo. E tenho que aprender a não ter pressa, tenho a vida toda pra aprender, só não posso desistir. Por hora, o que posso fazer é ser um pouquinho mais rígida nas opções, porque eu não vou comer um pacote de pão integral de uma vez, mas posso comer uma cuca toda de uma vez. Amanhã é dia de pesagem e eu sei que o resultado não será nada bom, sei os motivos, preciso agora me concentrar pra combater as causas. E torcer pra que esse atraso não me impeça de cumprir a minha meta.
Quero falar um pouquinho dela também, numa RA não é necessário metas, pq afinal são mudanças para a vida toda e uma hora os resultados virão, mas pra mim elas são importantes. Me sinto bem com desafios, isso faz com que eu mantenha o interesse, se não houvesse meta eu ficaria um pouco perdida, sem saber qual é o objetivo, por isso crio metas. Mas o risco de criá-las é justamente não cumpri-las e se decepcionar. Ok, mas ainda é muito cedo pra falar disso, afinal ainda temos tempo e é possível ;)
Post enorme eu sei, mas precisava colocar pra fora tudo que fiquei pensando hoje. Sei que já perdi 10 kilos e isso é muita coisa, e sim eu to feliz por isso, só não posso esquecer que o cuidado é pra vida toda. É como diz aquela frase conhecida nossa: Eu nunca vou ser magra, vou ser uma gorda que emagreceu e vou precisar me cuidar pra vida toda para que isso seja mantido.
Esse é o ciclo que deve ser evitado:























Fonte

Boa noite suas lindas!
Amanhã volto com força e foco! Ahh e o pesinho da semana ;)

Beijões




3 comentários:

  1. Oi Deise, sem bem o que é isso... ainda mais com tpm pra atrapalhar tudo!!! Mas temos que nos convencer que será pra sempre, vigilancia completa, ne?!
    Obrigada pelo seu recadinho agora a pouco, fiquei tao feliz!!! Estava precisando ouvir algo assim sabe?! Algumas pessoas andaram esnobando o blog ultimamente....... mas saber que de alguma forma ele auxilia e inspira outras meninas como voce me fazem MUITO FELIZ!!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Deise, te encontrei no blog da Diane e resulvi dar uma olhadinha.... sou gaúcha tb, de São Sebastião do Caí ( se é que tu conheces) mas agora moro em Brasilia. Estou nessa luta tb e pelo peso da sua foto, estamos na mesma. Então bora lá... vamos fazer uma competição? rsrsrs nesta luta contra a balança vale tudo...

    ResponderExcluir